quinta-feira, janeiro 29, 2009

Grammy

Concorrentes nas principais categorias do Grammy.

GRAVAÇÃO DO ANO
"Chasing Pavements" - Adele
"Viva La Vida" - Coldplay
"Bleeding Love" - Leona Lewis
"Paper Planes" - M.I.A
"Please Read The Letter" - Robert Plant & Alison Krauss

ÁLBUM DO ANO
"Viva La Vida Or Death And All His Friends" - Coldplay
"Tha Carter 3" - Lil Wayne
"Year Of The Gentleman" - Ne-Yo
"Raising Sand" - Robert Plant & Alison Krauss
"In Rainbows" - Radiohead

MÚSICA DO ANO
"American Boy" - Compositores: William Adams, Keith Harris, Josh
Lopez, Caleb Speir, John Stephens, Estelle Swaray e Kanye West
(Interpretação de Estelle e Kanye West)

"Chasing Pavements" - Compositores: Adele Adkins e Eg White
(Interpretação de Adele)

"I'm Yours" - Compositor: Jason Mraz (Interpretação de Jason Mraz)

"Love Song" - Compositora: Sara Bareilles (Interpretação de Sara
Bareilles)

"Viva La Vida" - Compositores: Guy Berryman, Jonny Buckland, Will
Champion e Chris Martin (Interpretação do Coldplay)

MELHOR ARTISTA REVELAÇÃO
Adele
Duffy
Jonas Brothers
Lady Antebellum
Jazmine Sullivan

MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA POP
"Detours" - Sheryl Crow
"Rockferry" - Duffy
"Long Road Out Of Eden" - Eagles
"Spirit" - Leona Lewis
"Covers" - James Taylor

MELHOR ÁLBUM DE ROCK
"Viva La Vida Or Death And All His Friends" - Coldplay
"Rock N Roll Jesus" - Kid Rock
"Only By The Night" - Kings Of Leon
"Death Magnetic" - Metallica
"Consolers Of The Lonely" - The Raconteurs

MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA ALTERNATIVA
"Modern Guilt" - Beck
"Narrow Stairs" - Death Cab For Cutie
"The Odd Couple" - Gnarls Barkley
"Evil Urges" - My Morning Jacket
"In Rainbows" - Radiohead

São Paulo por um caipira que aprender a amar essa cidade caótica

A Vejinha fez a lista das 'personalidades' de São Paulo, lista qual, convenhamos, foi uma bosta! Vendo no blog Cruz de Savóia uma citação ao blog do Cláudio, no qual ele faz sua própria lista. Conclamados a fazermos nossas listas, este caipira, que morou 5 anos em SP e que pretende lá voltar muito em breve, resolveu ser motido e fazer a sua lista também

Apresentador - Avallone, exclamação!

Igreja - aquela que fica na Avenida Pompéia

Estádio de futebol - Palestra Itália

Estação do ano - outono

Jornalista de imprensa escrita - existe imprença escrita?

Esportista - não sei de nenhum que represente esta cidade, então vai o que representa meu time na cidade: Marcos

Grupo de samba - ManchaVerde

Jornalista de TV - João Gordo
 
Apresentadora - Luiza da MTV (tá, eu gosto dela!)

Edifício - Copan

Ator - Marcelo Medici

Atriz - Marisol Ribeiro 

Artista plástico - ahn?

Cartão postal - Rua Augusta

Parque - Ibirapuera

Banda de rock - Bresser

Rádio AM - Não ouço

Rádio FM - Brasil 2000 e BandFM

Comida - Black Dog ou pão de calabresa do bexiga

Estilista - dã, me achando com cara de bambi?

domingo, janeiro 25, 2009

E Agora???

Eu sei que parece um pouco tarde para falar sobre isso, mas toda virada de ano costumamos fazer nossas resoluções de ano novo, e comigo não é diferente. Na verdade, eu comecei a fazê-las alguns dias antes do novo ano se iniciar, desta vez de uma maneira menos teórica e sim prática.

A analogia da vida com um poço é muito real, muitas vezes descemos, descemos, sem saber onde é o fundo dele, mas não conseguimos reverter esse processo, não conseguimos mudar a direção da nossa movimentação, mesmo quando olhamos para cima e luz fica mais e mais distante. O grande problema é que não sabemos qual é o fundo, pois toda vez que jogamos uma moeda para ouvi-la chocá-la com o chão, nenhum som retorna. Essa é a suave ironia da vida.

Quando descemos muito, começa a ficar frio, sentimo-nos cada vez mais cansados, exaustos mesmo pela falta de um ponto de descanso. A água rareia, a comida idem, o sono chega, mas um movimento em falso pode significar uma queda irreversível.

É sabido que quando inalamos uma grande quantidade de alguns gases tóxicos ficamos com sono e que acabamos cedendo ao sono, mesmo sabendo que esse sono será fatal, o último que teremos. E algumas vezes em nossa vida, intoxicados pelos seus odores, buscamos este sono, uma falsa paz que na verdade precipita o fim.

Infelizmente, deixei-me levar por tais, estagnando a minha vida por alguns anos, entrando numa espiral negativa, não conseguindo apreciar as poucas coisas boas que me aconteceram e, pior, não consegui deixar que tais fizessem a diferença em alguns momentos, vi-me cego para tais, deixando escorrer pelos meus dedos todas as coisas boas.

Mas, como podemos deixar o exterior nos afetar, se nosso interior está corroído? De que adianta o acabamento se os alicerces estão podres? Com certeza, o prédio irá ruir. Como ruiu o meu, no final do último ano, após diversos alarmes. E, ao chão, resta apenas reconstruí-lo, em bases mais sólidas, mesmo que isso signifique deixar para trás todas as coisas boas, por mais que você deseje carregá-las contigo.

Metáf0ras a parte, resolvi parar, respirar fundo e rever tudo de certo e errado que eu vinha fazendo, analisar a minha posição nesse universo, tanto micro quanto macro e, principalmente, parar de esperar e começar a agir.

A primeira coisa que fiz para romper com o status quo foi aproveitar minhas curtas férias e ir para um lugar longe, recarregar minhas pilhas e começar tal. Lembro que em 2003 eu fiz exatamente isso e não me arrependo das decisões que tomei. Viajei, conheci pessoas incríveis, mas mais do que isso reencontrei uma amiga que há muito não via, que achei que nunca mais veria e que me ajudou muito nesse processo. Foram horas e horas e horas de conversas de todos os tipos, desabafos, risos, lamentações e, principalmente, conselhos dos quais nunca esquecerei. No ônibus de volta para casa remodelei o meu futuro.

Decidi lutar pelo que quero, não deixar mais as intempéries da vida sobrepujar a minha vontade, mesmo que isso signifique modificar alguns dos meus projetos, abrir mão de alguns confortos.

O projeto já está em andamento, fiz algumas coisas que deveria ter feito há muito tempo, reaproximei-me de algumas pessoas que me são importantes, mesmo que nesse ínterim eu tenha sido ausente para outras por demais valiosas, conheci pessoas que me abriram novos horizontes e, sem perceberem, me deram forças. Abracei-me mais fortemente ao que acredito e aprendi a deixar ir aquilo que me fazia mal.

Porém, principalmente, perdi o medo de querer ser feliz. Deixei de me sentir culpado por tentar ser algo que eu não estava sendo, e que na verdade é o meu verdadeiro eu. Quero muitas coisas, e muitas coisas conseguirei. Obviamente não imediatamente, mas sim no transcorrer da minha vida.

Quero acordar pela manhã e ir para o trabalho com um sorriso no rosto, quero sentir prazer no que faço, mas, principalmente, sentir orgulho de mim por fazê-lo.

Quero ganhar dinheiro e gastá-lo com o que realmente importa: comigo. Não preciso de casas enormes nem carros caros, pois tudo isso é facilmente tomado de você e, quando isso acontecer, vai doer muito e você demorará para se recompor. Quero aquilo que ninguém jamais poderá tomar de você, alegrias, lembranças e conhecimento.

Quero viajar muito, nem que eu tenha que deixar o conforto da casa, mas quero desbravar o mundo.

Quero estudar, sentir-me útil, demolir o marasmo intelectual que fortifiquei em volta de mim.

Quero conhecer muitas pessoas novas, e poder abraçar, ao menos uma vez na vida, cada um dos amigos que eu vier a fazer. Quero também abraçar novamente todos os amigos que já tenho e que há muito não vejo, não importa em qual lugar do mundo eles estejam.

Quero passar os finais de semana na chácara, com a minha família, bebendo, comendo, rindo, sem nenhum pesar nem preocupação.

Quero um dia ter ao meu lado uma pessoa que me faça feliz, que eu possa chamar de melhor amiga, com quem possa conversar, desabafar, chorar, comemorar. Alguém para dividir a cama e os abraços.

Quero ter nos meus braços uma pequena criança, e poder enfim saber qual deve ser a mágica sensação de ser pai. E depois ver essa criança crescer, ver o seu sorriso.

Quero escrever. Livros, contos, romances, roteiros. Quero que as pessoas leiam, amem ou odeiem, mas que isso as façam pensar.

Quero sair com amigos. Beber no boteco, assistir a um show, jogar vídeo game ou um jogo de tabuleiro, ou simplesmente conversar. Quero manter meus amigos sempre próximos, se não fisicamente, pelo menos espiritualmente.

Quero ser feliz. Afinal, todos nós temos direito a isso!

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Os Meios ou os Fins?

Duas coisas que eu ouvi essa semana no escritório:

- Mas você garante que eu ganho a causa?
- As chances são boas, mas não posso garantir.
- Se eu perder, você me devolve o dinheiro?
- E se ganhar, você me paga em dobro?

- Doutor, a ação tá tranquila, né?
- Temos boas chances, mas eu preciso daquele documento que eu te pedi.
- Eu não acho, mas eu paguei o cara.
- Sim, mas com os documentos eu consigo provar.
- Olha doutor, eu não vou pagar o cara de novo. Eu não posso perder a ação.
- Eu sei, mas não tenho como prometer vitória, não depende só de mim.
- Mas o senhor tem que ganhar, senão não vou pagar seus honorários.
- .... (silênco, eu mordendo o lábio pra não mandar o cliente tomar no cu)

domingo, janeiro 18, 2009

Quando os Ponteiros Giram ao Contrário

Mal o ano começou e já assisti o que deve ser um dos melhores filmes do ano: "O Curioso Caso de Benjamin Button". 

Não convém aqui contar a história, de um nenê que nasce velho e vai rejuvenecendo com o transcorrer dos anos, blá blá blá, mas é preciso dizer que é uma história incrível e o roteiro é extremamente bem amarrado, intercalando a leitura do diário do Benjamin no tempo preseste com o que realmente aconteceu, em flashback. Eu gosto muito desse tipo de enredo, misturando as linhas temporais, tanto que o livro que escrevi é assim e a história que estou escrevendo também funcionará assim.

As atuações estão muito convincentes, e a forma que a história é conduzida é brilhante, méritos para o diretor David Fincher. A fauna diversificada de personagens que dão corpo ao enredo é uma questão a parte, lembrando muito ao "Peixe Grande".

Mas, na verdade, trata-se de uma bela história de amor. Um amor impossível, inviável, com prazo para terminar, como dois trens que vão em direção contrária e só se encontram por uma fração de tempo e depois se afastam, na mesma velocidade. E, mesmo assim,  é o maior amor da vida de cada um deles, o que mostra que o "felizes para sempre" não é necessariamente o melhor dos amores.

Em Algum Lugar no Tempo

Uma das melhor músicas que ouvi nos últimos tempos, tanto na letra quanto na melodia e harmonia. Perfeita, posso dizer!

Em Algum Lugar no Tempo
Biquini Cavadão


Não guarde mágoa de mim
Também não me esqueça
Talvez não saiba amar
Nem mesmo te mereça
Como as ondas do mar
Sempre vão e vem
Nossos beijos de adeus
Na estação de trem
Um gosto de lágrima no rosto
Palavras murmuradas
Que eu quase nem ouço
Que eu quase nem ouço...

Em algum lugar no tempo
Nós ainda estamos juntos
Em algum lugar
Ainda estamos juntos
Em algum lugar no tempo
Nós ainda estamos juntos
Prá sempre, prá sempre
Ficaremos juntos...

Não tenha medo de mim
Não importa o que aconteça
Não me tire da sua vida
Nem desapareça
Como as ondas do mar
Sempre vão e vem
Nossos beijos de adeus
Na estação de trem
Um gosto de lágrima no rosto
Palavras murmuradas
Que eu quase nem ouço
Que eu quase nem ouço...

Em algum lugar no tempo
Nós ainda estamos juntos
Em algum lugar
Ainda estamos juntos
Em algum lugar no tempo
Nós ainda estamos juntos
Prá sempre, prá sempre
Ficaremos juntos
Juntos...

Em algum lugar no tempo
Nós ainda estamos juntos
Prá sempre, prá sempre
Ficaremos juntos
Não guarde mágoa de mim!

sábado, janeiro 17, 2009

A Rainha do Pop

A Madonna acabou de fazer alguns show no Brasil, mas eu não gosto dela, nunca gostei, e não é sobre ela que eu vou falar, desculpem-me os fãs xiitas, que são muitos. 

Eu gosto de rock, sempre ouvi rock, toco numa banda de rock, mas gosto um pouco do pop, e muitas vezes daquele pop bem comercial, bem plastificado. E uma que eu gostei desde a primeira vez que eu vi o primeiro clipe foi a Britney Spears. Convenhamos, "Baby, One More Time" é um clássico, uma das melhores músicas pop já feitas e ela, novinma ha, naquela roupinha de colegial, era o sonho de qualquer homem, adolescente ou qualquer outro.

O tempo passou, ela passou por muitos altos e baixos, atingindo ambos os extremos mais de uma vez, e agora volta com um novo álbum, "Circus", que por sinal estou acabando de ouvir. O que dizer dele? É um PUTA álbum, passa por tudo que o pop tem de bom para oferecer, é dançante, é romântico, é cantante, é agradável. 

Uma vez ouvi alguém dizer que fazer uma música pop perfeita é o trabalho mais difícil que existe, pois o limite entre a perfeição e o ridículo é uma linha muito tênue. E posso dizer que neste caso, pendeu muito mais para a perfeição. E com certeza é um álbum que eu ouvirei mais vezes.

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Fim dos Tempos

O filme 'Fim dos Tempos' do Shyamalan nunca esteve tão próximo da realidade. A ocorrência deste calor infernal intercalado por tempestades torrenciais, deixa, ao menos para mim, cada vez mais claro que a natureza está querendo extirpar de seu organismo um vírus, ou seja, nós, humanos.

Teoria da conspiração? Sei não, viu...

domingo, janeiro 11, 2009

Little Rockstar


Eu comprei meu baixo com 20 anos, e até pouco tempo antes eu nem sabia que este instrumento existia, mas eu comprei de teimoso, porque queria muito saber tocar algum instrumento e poder fazer a música que eu adorava ouvir.

Agora, parece que meu sobrinho leva jeito pra coisa. Ontem fomos num barzinho e iria tocar uma banda. Antes do show ele quis ir até perto do palco para ver os instrumentos e a 'viola' e, quando a banda começou a tocar, me fez levá-lo novamente para assistir. Ele dançou, bateu palma, ficou assistindo. Além disso ele brinca com a gaita e com um tambor sempre.

Esse vai ser um pequeno rockstar, e vai dar trabalho

Montanha Russa

A subida sempre demora mais do que a decida. Você passa mais tem na parte de baixo no que da de cima e, quando a atinge, desce numa velocidade proporcionalmente contrária daquela que te fez subir. A subida angustia e a descida assusta, pois o carrinho sempre pode descarrilhar. E no final, você para na parte de baixo e desce.

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Saara

Eu não nasci pra viver no Saara, não tem jeito! Certo que esse calor tem coisas boas, como tomar uma cerveja bem gelada dentro da piscina, mas quem precisa trabalhar para sobreviver, sofre com esse clima. 

Não, eu não reclamaria de morar na neve. 

terça-feira, janeiro 06, 2009

2009

Ano novo, né? De novo. Assim como nos últimos 20 anos (porque antes disso em nem pensava nesse tipo de coisas), neste ano que se inicia eu prometo (tentar) fazer as coisas diferentes. Assim, em 2009:

- vou ler mais

- vou escrever muito mais

- vou fazer mais shows com o Bresser

- vou tentar beber menos e tentar entrar em forma

- vou dar um rumo profissional na minha vida

- vou ganhar dinheiro

- vou manter meus velhos amigos e fazer novos

- vou fazer pelo menos uma 'loucura'

Ou então, de repente 2009 pode ser complicado como foi 2008, mas eu não quero pensar desta forma não, e não vou.