terça-feira, janeiro 19, 2010

Você Acredita em Reencarnação?

Não, antes de tudo, esta não é uma postagem religiosa, pois eu não gosto disso e evito tal tema ao máximo. Eu tenho a minha crença e ponto, e eu acredito em reencarnação.

Existe uma teoria que tudo o que você viveu em vidas passadas está guardado em alguma parte do teu cérebro, uma parte conscientemente inacessível mas que, algumas vezes, dá uns 'estalos', como quando a gente vê ou está em um lugar nunca dantes visitado ou uma reencenação histórica, mas tem a plena sensação de que lá já esteve alguma vez antes, tem a certeza que conhece certa construção, ou certa situação.

Eu já senti isso diversas vezes, tenho praticamente certeza de alguns lugares e épocas históricas que eu vivi, pela sensação que tenho ao ver ou estar em certos lugares. Neste final de semana eu fui assistir ao filme do Sherlock Holmes, que se passa na Londres do final do século XIX. A retratação da cidade acabou ficando perfeita, suas ruas escuras, suas casas, a London Bridge em obras, talvez porque deram a honra de filmar as histórias de um dos maiores ícones ingleses para aquele que é, provavelmente, o diretor que melhor retrata do submundo londrino: Guy Ritchie.

Onde eu quero chegar? Eu acho a Grã Bretanha um lugar interessante, e que tenho vontade de visitar, mas não tenho a adoração por ela que algumas pessoas que conheço têm. Porém, qualquer referência à Londres obscura e decrépita dos anos 1800 me fascina de uma forma inexplicável. Eu sempre tive uma curiosidade absurda pela história do Jack o Estripador e outros histórias contemporâneas, e uma das coisas que eu vou fazer em Londres, quando for, será um passeio para conhecer estes lugares, que preservam a arquitetura característica da época.

Por isso e por tudo, eu sinto que vivi naquela época, não sei em que momento específico, nem em qual situação, mas eu simplesmente sei. E tenho outras sensações ou experiências semelhantes.

Quando eu fui para Toronto, foi algo muito estranho. Já tinha visitado outros lugares antes, mas nunca me senti tão confortável e adaptadoà nenhum deles como lá. No meu terceiro dia, eu estava voltando para a casa que eu fiquei, estava escuro, nevando e entre o ponto de ônibus e lá a caminhada era de aproximadamente uns 20 minutos. Conforme eu ia caminhando e olhando em volta, eu sentia que como se eu morasse lá há anos. A mesma sensação eu tive diversas e diversas vezes durante o tempo que fiquei lá, era uma absoluta sensação de volta à casa.

E outros lugares me despertam esta sensação, de uma maneira mais remota, tal como o Egito na época dos Faraós e a Romênia, numa época incerta e não sabida. Com certeza já vivi outras reencarnações em outros lugares, mas estas me são muito claras.

Acreditar ou não? Isto depende de cada um...

4 comentários:

SahKelly disse...

Não acredito em reencarnação, mas só pra aguçar a sua curiosidade, seu texto me fez lembrar de um folheto que me deram quando estive em Londres. Existe mesmo esse passeio do Jack, o Estripador que você quer fazer: http://www.jacktheripperwalk.com

Bjos.

orlova disse...

Pois é....sempre achei que vc tinha tuuuuuuuuuuuudo a ver com aquelas prostis assassinadas pelo Jack The Ripper...e eu tinha razão!

hahahahahaha

Enfim, adorei o post e concordo 100% com vc. Bom, vc já sabe que acreditamos nas mesmas coisas e tô vendo que vai chover. Tchau.

Regiane Jodas disse...

Esse lance de 'Deja Vu', as veze é tão intenso que já cheguei a pensar isso mesmo, se na verdade eu já não vivi algo parecido e só estou 'relembrando'. A mesma sensação que vc diz ter com Londres, eu tenho com a França. Nunca fui pra lá, mas, sinto que não é um lugar 'estranho' pra mim. Enfim, não sei e acredito, mas, não desacredito de nada também. Um assunto que rende discussão, hein?! Parabéns pelo texto =)
Bjo Hiran

Fábio Vanzo disse...

O déjà vu nada mais é do que um delay que o cérebro tem quando estamos cansados. Demoramos uns milissegundos pra perceber as coisas da retina aos cérebro, por isso temos a impressão de já termos visto as coisas.