Neste sábado eu fui convidado pela Samsung, juntamente com outros blogueiros da Mídia Palestrina, a assistir ao jogo entre Palmeiras e Internacional, no camarote do Palestra Itália.
Tratou-se de uma estratégia de mídia da patrocinadora do Palmeiras, que ao mesmo tempo em que convidou os blogueiros palmeirenses para assistir ao jogo de futebol e conhecer o camarote deles, aproveitou para criar uma identificação entre a marca e os torcedores.
Para quem não conhece, a Mídia Palestrina é uma rede de blogs que falam exclusivamente do Palmeiras para os palmeirenses, conversando de torcedor para torcedor. Tal iniciativa se deu porque a mídia tradicional tem uma ‘má vontade’ para com o Palmeiras e, desta forma, fez-se necessário criar uma mídia paralela para informar os verdadeiros palmeirenses (e agora, até torcedores de outros times). O que começou com alguns blogs tomou tal dimensão que atualmente estes são dezenas, chamando a atenção dos demais órgãos de imprensa, incomodando alguns, como já percebemos em diversos blogs de jornalistas, ou criando discussões saudáveis com outros.
Além disto, tal rede se fortifica fora do mundo virtual, seja por eventos como o Jogo das Barricas, que serve além de unir blogueiros palmeirenses, para manter a rivalidade saudável com os corinthianos e tirar um sarro dos sãopaulinos, seja fazendo novos companheiros de arquibancada e de bar.
E a Samsung percebeu isto. Percebeu que o palmeirense tem algumas singularidades, pois ao mesmo tempo que é o torcedor mais corneteiro e reclamão, é o mais passional e dos mais apaixonados. E também percebeu que patrocinar um time é muito mais do que simplesmente estampar uma logomarca em um uniforme de futebol.
No começo do ano, no lançamento do S4M5UN6 Scrapy, estes mesmos blogueiros foram convidados para assistir a um Palmeiras e São Paulo no Morumbi e, durante este, testar o novo aparelho celular, postando por via deste durante o jogo. Infelizmente, neste evento não pude comparecer, mas foi uma estratégia de sucesso, com custo baixo pelo alcance que teve.
Com o evento de sábado, a empresa estreitou mais ainda o relacionamento com os blogueiros. Desta vez não houve o lançamento de nenhum produto, somente do novo uniforme, o terceiro, azul com a Cruz de Savóia no peito. Uniforme este, lindo, que cada um de nós ganhou antes do jogo.
Lá, vimos o jogo, comemos, bebemos, conversamos, conhecemos blogueiros que não conhecíamos, e inconscientemente, assimilamos a marca, criamos identidade com ela.
Óbvio, o convite não foi feito com o objetivo de nos fazer sair do jogo direto para uma loja e comprar um celular, televisor ou aparelho de som da Samsung. Não, claro que não, o objetivo foi mesmo de criar uma identidade entre os palmeirenses e a marca. E isto sim gera muitas vendas, pois com isto, com esta identidade, tenderemos a adquirir estes produtos em detrimento ao de outras marcas, de preço e qualidade semelhante.
E nós não somos poucos, somos 30 milhões em todo o país, 30 milhões de apaixonados e passionais.
Onde entram os blogs nisto? Para quem não percebeu ainda, a Mídia Palestrina tem hoje uma visibilidade muito grande e, cada um dos presentes, com certeza estará escrevendo um post relatando este fato, vinculando o nome Samsung em suas páginas, solidificando a marca.
Só me resta então, dar parabéns para a Samsung e seu departamento de marketing, que soube se aproveitar das redes sociais (pois ela está presente também no Twitter, conosco) para se aproximar do Palmeiras e dos seus fanáticos torcedores, provando que realmente divulgar uma marca é muito mais que apenas expô-la aos olhos do consumidor. E também agradecer pela excelente acolhida que tivemos.
Para saber sobre o jogo em si e a nova camisa, visite o meu blog da Mídia Palestrina.
Ps: ao final do jogo, vimos pela primeira vez o vídeo feito pela Adidas para divulgar a camisa da Cruz de Savóia, contando a sua história. Nada menos que sensacional e emocionante. A Adidas, com a campanha da Segunda Pele e esta, mostra que também percebeu que o Palmeiras não é apenas um clube de futebol, é muito mais do que isto, criando produtos exclusivos e direcionados ao torcedor.
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