O que tem a ver coelhos com ovos de chocolate com Jesus? E samba e cerveja com a crucificação do mesmo? E um tiozinho gordo de barba branca com presentes com o nascimento do mesmo Jesus? E os dias de São João e/ou Santo Antônio com música sertaneja e pé de moleque?
De uma forma ou de outra, criamos uma confusão de datas e celebrações. Por sermos um país de origem católica, praticamente todas (com exceção de um ou outro feriado histórico) as datas comemorativas tem um fundo religioso.
Porém, com o tempo, o mix de novas religiões e os interesses comerciais, os feriados religiosos foram perdendo o significado, se misturando com celebrações pagãs, e virando o samba do crioulo doido que é o Brasil. E isso não é uma crítica, pelo contrário, pois se tem uma coisa boa com relação ao Brasil é esta diversidade, tolerância e até intersecção religiosa.
Pensando bem, essa mutação de datas é histórica, pois o Natal foi inspirado numa celebração Celta, ou algo do gênero. E, se eu resolver pesquisar, com certeza acharei mais datas.
A tendência é que, com o passar do tempo, estas datas percam por completo o sentido religioso? Ou eles ficarem cada vez mais restritos aos seus nichos, como são as comemorações islâmicas, judaicas ou do candomblé?
E por falar nisso, alguém sabe, sem olhar no Google, o que realmente significa o tal do Corpus Christ?
3 comentários:
corpus christ não significa feriado?
Curpus Christi é a celebração da Eucaristia, da Consagração, da Transubstanciação.
É dia em que o Palmeiras perde algum jogo...
Postar um comentário