sexta-feira, outubro 29, 2010

A Maldade Está nos Olhos de Quem Vê

Se os Paralamas disseram que "...o espanto está nos olhos de quem vê o grande monstro a se criar", podemos afirmar que a maldade idem, o que é uma pena.

Hoje cedo fui olhar os Trend Topics do Twitter e vi a palavra "Lobato" neles. Achei estranho, mas ao mesmo tempo fiquei curioso para saber se realmente era algo relacionado ao Monteiro Lobato, e qual o motivo. Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que se deu por causa de um parecer do CNE (Conselho Nacional da Educação) que recomenda suspender o livro "Caçadas de Pedrinho" das escolas públicas sob a alegação de Racismo.

Segundo apurado, em duas passagens do texto são usadas palavras racistas para se referir à Tia Nastácia e, por causa disto, o livro só deve ser usado "quando o professor tiver a compreensão dos processos históricos que geram o racismo no Brasil".

Concordo que o racismo, assim como qualquer forma de preconceito, seja racial, social, religioso, político ou o que seja, mas temos que tomar muito cuidado com o patrulhamento, para não começarmos assim uma nova inquisição. Monteiro Lobato é, para mim, o maior escritor brasileiro de todos os tempos e sua obra infantil completa, "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", foi a maior responsável por minha paixão pela leitura. Ainda criança eu li todos os livros e, além de aprender muito com os ensinamentos embutidos nas histórias, me diverti muito.

Para quem leu pelo menos alguns deles vai perceber que de racista a obra nada tem. A personagem da Tia Nastácia é uma das mais queridas da coleção (senão de toda literatura nacional) e, apesar de alguns termos pejorativos, em nenhum momento ela é humilhada, muito pelo contrário. Proibir a sua obra é ajudar a tapar os olhos de todo uma geração (e das seguintes) de uma situação histórica que realmente ocorreu. Neste ponto eu até concordo com o CNE mas, sabemos que, para que educar se é mais fácil omitir? Vale a pena instruir melhor os professores? Nâo, é mais fácil e barato proibir algumas obras. E se começarmos com as "Caçadas de Pedrinho" logo vamos fazer o mesmo com toda a coleção pois, convenhamos, o linguajar da Emília não era fácil, ô boneca de pano liguaruda!

E só para constar, apesar de ter lido toda a obra ainda criança, eu não me tornei um adulto racista. Vale a pena pensar nisso.

Nenhum comentário: