quinta-feira, março 25, 2010

Filme A ou B?

Esta semana assisti dois filmes com muito e pouco em comum. Em um primeiro momento, 'Strippers Zombies' e 'Garota Infernal' são semelhantes, pois são histórias de terror, monstros e sangue, e apelam pra protagonistas gostasas, sensuais e com pouca roupa. Mas as semelhanças acabam aí, se não fosse por um detalhe involuntário que logo citarei.

O primeiro, 'Strippers Zombies', como o próprio nome entrega, foi feito para ser um filme B, e é fácil encontrar muitos indícios claros disso: A filmagem é meio tosca, os diálogos exagerados, o visual forçado. Já o roteiro, não há muito o que dizer, é um soldado mordido por um zumbi, que se esconde numa casa de striptease, e daí começa a putaria! Um mordendo o outro e, por algum motivo-não-motivo, que serve apenas pra dar graça ao filme, as mulheres quando transformadas em zumbis permanecem com a consciência.

Com isso começa um festival de cenas escatológicas, stippers com pouca - ou nenhuma - roupa, dançando no palco cobertas de sangue e em decomposição, para delírio dos caras, que se esbaldam com o espetáculo. E neste meio, não faltam outras características clássicas de filmes do gênero, como tiros, pedaços de corpo explodindo, gente morrendo aos pedaços.

Os atores? Perfeita as escolhas do eterno Freddie Krueger, Robert Englund para o papel de dono da casa e da ex-atriz pornô Jenna Jameson como a stripper mais gostosona - e mais desinibida. Afinal, quem procura um filme B de terror, não quer um roteiro bem construído e lógico, e sim muito sangue, cenas engraçadas - de preferência com humor negro - e mulheres com pouca roupa. Filme muito bom.

Já o 'Garota Infernal', nome engraçadinho e tosco, como de costume, que foi dado para o filme 'Jennifer's Body', apesar de ser um filme também de terror, buscava outro mercado. Para começar, o roteiro foi escrito pela ganhadora do Oscar com 'Juno', Diablo Cody e o papel principal coube à Megan Fox, uma das novas queridinhas e capa de dez entre dez revistas de cinema e para o público masculino - entenda-se, não revistas de mulher pelada - no último ano. Todo essa bagagem credenciava o mesmo para o sucesso. Não sei se o filme se pagou ou não, mas uma coisa eu posso dizer: ele é uma piada!

O roteiro é ridículo! Uma gostosona líder de torcida e sua melhor amiga nerd vão para um show de rock, num buraco qualquer, que pega fogo e, do nada, ela é convidada pelo vocalista da banda para 'ir com eles na van'. Horas depois ela retorna suja de sangue, esquisita e vomitando petróleo. Conforme o filme passa, a amiga nerd descobre que ela foi parte de um ritual mal sucedido de magia negra, e que um demônio dominou seu corpo e ela precisa de sangue humano pra rejuvenecer.

Então se sucede uma sequência de cenas igualmente toscas, efeitos especiais fracos, muito sangue e, principalmente, uma história extremamente idiota. Vergonha alheia total.

Certo, agora vem a questão. Pelo que eu descrevi, os dois filmes são semelhantes, mas um é bom e outro ruim. Qual é a lógica? Simples, o 'Stippers Zombies' foi feito para ser um filme B, com orçamento baixo e nenhuma preocupação em ter um roteiro que faça sentido. Por outro lado, 'Garota Infernal' é um filme de Hollywood, com grana, roteirista premiada, atriz conhecida e nenhum interesse em ser um filme B. Mas acabou virando, da pior forma.

Assim, se você quiser fazer um filme B, ou homenagendo o estilo, faça direito, do início ao fim, e não esconda isso de ninguém, pois corre o risco de acabar fazendo merda.

2 comentários:

veri disse...

blé!
Que nojo!
=/

veri disse...

mi.