sexta-feira, junho 26, 2009

Le Roi Est Mort, Vive Le Roi!

Não vou me aventurar a falar nestas linhas sobre o Michael Jackson e seu legado para a música pop. É indiscutível o seu valor e a qualidade de suas composições, além de ter alterado a estética da música, tornando-a, em alguns momentos, muito mais visual, tendo em vista que 'Thriller' foi um divisor da águas na história dos vídeos musicais. Porém, o meu conhecimento da sua obra é mínimo e se restringe ao que a maioria leiga sabe.

Entretanto, algumas coisas são difíceis de não perceber, principalmente a degradação do ser humano em detrimento ao ícone público. O Michael Joseph Jackson morreu faz muitos anos e ninguém se importou. Morreu quando a música e a dança se tornaram menores perante os escândalos com pedofilia, as operações plásticas, o esbranquiçamento da pele, a fábula de Neverland, suas excentricidades. Passou então a ser motivo de piada de todos, sendo tratado mais como uma aberração, daqueles lendários 'freak shows'.

Este não era mais o ser humano, nunca mais foi tratado como tal, até tuas músicas foram relegadas à segundo plano pela imprensa sedenta por tragédias que alimentava um público sádico, onde quanto mais trágico, melhor.

Mas agora ele morreu. E de repente, a figura alegórica desapareceu, restando apenas o cadáver putrefato do que um dia foi um ser humano. Mais de repente ainda, todos percebem que perderam muito tempo privilegiando o ícone em detrimento ao artista, que já não mais habitava aquela casca pálida, e todos estão tristes.

Tristeza carregada de culpa, pois os que hoje choram a tua perda foram os mesmos que fizeram tudo isto com ele. E, indepentente de ser artista ou não, ser talentoso ou não, rico ou não, é (foi) um homem, uma vida que foi atirada aos leões para diversão dos romanos. Panis et Circensis.

Típico de nós, seres humanos, apedrejar o ídolo pra depois chorar a morte dele.

2 comentários:

Doggas disse...

nossa, tenho q comentar isso... eu to de saco cheio (em menos de 24h) de ouvir falar: "coitado do MJ" "o rei do pop" e "oh, como estou triste".
tudo eh um grande cinismo, uma grande hipocrisia, pq td mundo xingava o cara de pedófilo, maluco, etc. E agora que morreu,virou santo? vamos combinar ne...

eu tb não discuto o valor musical do ícone, nem sua obra. Mas daí a dizer que "sentiremos sua falta", DU-VI-DO.

Aliás, duvido q alguem vai virar e falar num futuro: "nossa, MJ poderia ter feito isso, ou poderia fazer aquilo". Ninguém fala.

Bjs
Isa

Ju disse...

Concordo em tudo. Eu faria um post exatamente assim, sem tirar nem por!
Foda ver um cara que foi mega apedrejado pela imprensa e agora tantas homenagens...
Morreu, acabou! O que tem ser feito/dito tem que ser em vida!

Muito triste... é muita hipocresia!

beijinho